No último post eu falei sobre o passaporte que eu tirei antes mesmo do resultado. Hoje vou falar sobre o programa em si!
O Ciência sem Fronteiras é um programa financiado pelo CNPq, que oferece bolsas de intercâmbio (inclusive pra mestrado, doutorado e pós-doc) para diversos países, de acordo com as áreas prioritárias.
O programa paga passagem, seguro-viagem, taxa de bancada (compra de notebook e material didático), auxílio instalação (para os gastos iniciais na chegada como pagamento adiantado de aluguel e outras coisas que você precise comprar) e a mensalidade que cobre os nossos gastos com moradia, alimentação e etc. No meu caso, vou ficar um ano, mas tem gente que fica menos tempo.
Mas nem tudo é essa maravilha… O começo foi uma completa bagunça, começando pelo atraso na divulgação dos resultados e a falta de informações. Tinha o facebook pra ajudar (ou não) porque também cada um falava uma coisa e, bom, sempre tem um povo louco que fala coisas sem pé nem cabeça, mas foi o que deu um help.
Resumindo, a minha universidade aqui do Brasil, a UFV, fez a homologação, que nada mais é que uma pré-seleção. Cada universidade tem os seus critérios, na UFV foram eliminados os que tinha coeficiente menor que 70 e mais de 3 reprovações. Depois disso, no caso de Portugal, mandaram um e-mail com um link que a gente colocava, em ordem de preferência, as opções de faculdade. No meu caso eu tinha 6 opções pra colocar num ranking de 6, então não precisei deixar nenhuma de fora.
Depois dos adiamentos e com a ansiedade a mil, saiu o resultado final!!! Maior alegria e início de uma chuva de coisas pra fazer que, até agora, 1 mês e meio depois do resultado, não param de surgir. Mas como eu falo quase todos os dias pra minha mãe: “Cada dia é dia de resolver uma coisa”.
O site do programa é esse. Lá vocês encontram mais informações sobre o programa, novos editais, países de destino, etc. Vale lembrar que tem muuuuita vaga e não custa nada tentar (isso mesmo, não paga nem a inscrição). Boa sorte pra todos e até o próximo post.

Muito legal essas dicas. Certamente ajudará a esclarecer dúvidas de interessados nesse tipo de intercâmbio.
ResponderExcluirCarol, estive lendo os seus posts e tenho algumas dúvidas que creio que vc poderá me ajudar. Sou estudante de Economia e me inscrevi na chamada do CSF para set/13. Meu curso não consta em lugar nenhum do CSF, e gostaria de saber se a própria seleção te direciona pro seu curso ou se vc que tem que fazer isso sozinha? E outra pergunta, a bolsa auxílio que eles dão dá para passar o mês ou é preciso uma ajudinha extra?
ResponderExcluirBeijos e obrigada!
Roberta, desculpa por só responder agora, mas eu estava meio sem tempo e sem disposição pro blog. De qualquer forma, isso do curso não tive muita experiência porque tinha exatamente o meu curso, mas eles costumam arranjar a pessoa em alguma coisa parecida aqui. Conheço gente da Civil do Brasil que aqui entrou pra Topografia.
ResponderExcluirA bolsa é suficiente sim. Se vc tiver alguma ajuda extra dá pra viajar mais!
Espero ter ajudado, bjinhos!