domingo, 31 de março de 2013

Primavera em Lisboa

Gente, ontem fui numa apresentação em 3D aqui em Lisboa e foi simplesmente maravilhosa!

A boa notícia é que hoje tem de novo e a má é que é o último dia. Quem estiver a fim de ir torça pra chuva parar porque é na Praça do Comércio, a céu aberto. Ontem eu esqueci que moro em Lisboa e fui sem guarda-chuva. Óbvio que cheguei em casa mais molhada do que eu gostaria de estar…

A apresentação é sobre a Páscoa e a Primavera, retratadas a partir de desenhos de crianças! Eu nunca tinha visto nada parecido mas, procurando no Youtube vi outras projeções desse tipo aqui em Lisboa.

O vídeo sofreu com o tempo também e o áudio está atrapalhado com o barulho do vento, mas vale a pena dar uma olhadinha e ir até lá pra ver ao vivo e a cores (muitas cores!).

As projeções começam de uma em uma hora (as 21, 22, 22 e 24h) e duram 15 minutos!

Bom passeio!

sábado, 30 de março de 2013

Sintra

DSC02878

Enfim,

Hora de reinaugurar o blog!

Depois da França já estive em Madrid, Lugo, Frankfurt, Praga, Budapeste, Roma… Sim, estou devendo fotos, dicas e comentários de todos esses lugares e prometo que vou colocar! No meu facebook tem algumas coisas pra alegria dos mais curiosos!

De todo modo hoje resolvi falar de um dos lugares que mais me encantou e que, por sorte, fica pertinho de Lisboa: Sintra!

Imagine uma mistura de Campos do Jordão e Paranapiacaba com a Serra do Mar e um cheiro de Europa. Sintra é isso! Para a minha pessoa, que não via assim um verde como deve ser há algum tempo, foi um colírio para os olhos!

As recomendações costumam dizer que é um passeio que um dia dá conta, mas eu tenho algumas dúvidas. Primeiro porque é um desperdício visitar o Castelo dos Mouros e o Palácio da Pena correndo. Aquilo é pra ser apreciado com carinho! As vistas, o vento, as fotos…

Como chegar

Chegar em Sintra é super tranquilo. Basta apanhar o comboio (trem) na estação do Rossio e pagar míseros 4,30 euros pelo bilhete ida e volta!!! Tem vários horários que você pode conferir no site da CP. É bom conferir avisos de greve e coisas do tipo também!

Na estação de Sintra você encontra uns mapas ótimos e gratuitos! Logo em frente você vê a paragem do autocarro (ônibus). Tem duas linhas, a 434 (5 euros) que faz a rota pelo Castelo dos Mouros e Palácio da Pena, e a 435 (2 euros)que faz a Quinta da Regaleira e os Palácios de Monserrate e de Seteais. Com esses bilhetes, durante uma volta você pode descer e subir no ônibus quantas vezes quiser, ou seja, você tem que seguir o fluxo da rota sempre em frente!

Eu fiz a rota do 434 (Mouros e Pena) e vale a compra porque é longe e você economiza tempo!

O que eu visitei!DSC02967

Fiz o passeio com o Flávio naquele esquema de enrolar pra levantar e sair de casa, mas chegamos em Sintra lá pelas 11h acho e deu pra visitar tranquilamente o Castelo dos Mouros e o Palácio da Pena, depois ainda tomamos uma ginjinha, passeamos pelo centro histórico e claro, comemos uns docinhos típicos!

O Castelo foi o que mais gostei! Na verdade é como se fosse uma muralha toda de pedra com muito, muito verde ao redor!

DSC02849DSCF3086DSC02845

Depois seguimos para o Palácio da Pena que é todo especial também. Eu gostei mais da parte externa, toda colorida e tudo cheio de árvores e flores!

DSC02891DSC02907DSC02893

A parte interna também é interessante, cheia daqueles móveis antigos, porcelanas e cristais. O que eu mais gostei foi essa cozinha bem com cara de roça mas toda arrumadinha!

DSC02944DSC02961

O que eu ainda não vi!

Não conseguimos ver tudo naquele dia e por isso preciso voltar em Sintra pra conhecer o restante e claro, pra aproveitar aquele lugar lindo e depois contar pra vcs!

Eu andei fuçando no site do hostelworld e parece que tem uns hostel bonitinhos e baratos ali em Sintra. Pra quem estiver a fim de ver tudo com calma, descansar e curtir Sintra acho que deve ser uma boa!

Última recomendação

Pra que quer vir, está aqui, ou ainda virá para Lisboa e Sintra vale a pena ver a minissérie Os Maias que está disponível na íntegra no youtube! Um amigo meu me recomendou e, quem é mais íntimo da pessoa que vos fala, sabe que aquilo me distraiu muito (ninguém precisa saber que quase não dormi, parei de comer, perdi amigos, heheh, brincadeira). Mas é que vc ver aqueles lugares por onde vc passou numa minissérie é mesmo emocionante!

Se eu esqueci de alguma coisa vocês comentam e eu dou um jeito de achar a resposta!

Até logo!

terça-feira, 27 de novembro de 2012

França! (Parte 1)

Sim, depois de 1000 anos sem internet em casa e mais um tempão meio atrapalhada com um monte de coisas, o esperado post da França chegou!

Decidi ir colocando aos poucos, porque não dá tempo de escrever posts enormes…

O roteiro foi Toulouse – Carcassonne – Arles – Avignon – Aix-en-Provence – Marseille.

1ª dica: se você for pra um país que você não fala a língua e elDSC01014es não colaboram no inglês mesmo sabendo falar leve: um mapa básico, uma folha escrito o nome do lugar onde você precisa chegar e… seu dedo, são as melhores formas de comunicação. Sim, na França eles não gostam de falar inglês, preferem o espanhol e continuam falando francês mesmo depois de você dizer que não sabe falar!

 

Meu dia sozinha em Toulouse foi tranquilo, passeei a pé com a minha super mochila low-cost (depois faço um post sobre isso), vi muitas lojinhas e comecei a passar frio! Comprei paella numa feira super bacana, colher num suprmercado e tracei ela ali mesmo no banco da praça! Não deu pra sentir muito da cidade em si. No fim do dia o Flávio chegou pra me salvar.

Paella

Feira em Toulouse

Estação de ToulouseIgreja - Toulouse

Sobre os trens da França: confortáveis e atrasados/cancelados. Sim, eles vão rápido quando ninguém joga pedra neles ou então se joga na linha pra se matar (conversamos com um francês e um brasileiro que vive lá e nos disseram que isso é normal, inclusive a pedra nós pegamos), ou ainda quando trocam seu trem por um ônibus e este atrasa tudo.

Na viagem de Carcassonne para Arles que demoraria pouco mais de 3h, Bilhetes de tremdemoramos mais de 8h… Primeiro tínhamos que pegar um ônibus e depois o trem. O ônibus atrasou, perdemos o trem, o querido da estação nos mandou para um trem que ia pra Alés em vez de Arles (sim, é diferente) sendo que mostramos a passagem para a cidade que tínhamos que ir. No meio da viagem o fiscal descobriu o erro e nos mandou para outra estação e quando chegamos lá o trem que deveríamos pegar tinha sido suspenso por causa da greve (sim, isso também é comum) e então tívemos ue pegar mais dois trens… Ah, nesse meio tempo foi que tivemos o problema com a pedra também…

A vantagem é que os trens são confortáveis, vazios e que o sistema de compra pelas máquinas das estações também é bom.

Carcassonne foi realmente a primeira cidade. Muito simpática! A atração (a única por sinal) é a cidade medieval, toda protegida por uma muralha. Lá dentro você se sente mesmo na história porque vendem até armaduras e aquelas roupas todas medievais mesmo. Foi nessa muralha que peguei minha primeira sensação térmica negativa. A temperatura era de uns 5ºC, mas ventava tanto, mas tanto, que a sensação térmica foi de 0 a –1ºC. É muito frio e é preciso creme pro rosto, porque aquilo queima igual o sol do Brasil.

Loja em Carcassonne Carcassonne

Cidade medieval - Carcassonne

O hostel na verdade era um hotel, bem afastado da cidade mas a dona nos levava de carro para o centro por um bom preço e tivemos um café da manhã super especial (com direito a Nutella, manteiga de amandoim e, entre outras coisas, o melhor croissant que eu já comi na vida!) e um jantar todo romântico!

Café da manhã em CarcassonneJantarzinho romântico - Carcassonne

No mais a cidade é interessante, mas um dia é suficiente. Ficamos dois dias e valeu pra fazer as coisas com calma e aproveitar o hotel todo charmoso.

As outras cidades ficam pro próximo post. Depois da França falo sobre Madrid (espero colocar tudo em dia Smiley piscando).

 

Beijinhos, até mais.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Créditos!

Post especial pra agradecer todo mundo que visita o blog! Críticas, dúvidas e sugestões sempre podem ser colocadas nos comentários.

Quero dar os créditos especialmente pra Gabriela, do blog Maior Mania (http://maiormania.blogspot.com.br/), pela ajuda com a idéia, por me guiar na hora de fazer o blog e por todo o incentivo que me deu pra começar a continuar a postar, vlw Bi!!! Estou morrendo de saudade de você e das suas palhaçadas!

OgAAAE3P75tkjyx3Ejm34kJkWxAkhlrJ1-wNitzSR44PKUb0z7K4e6xx07ubtuDgJavUIB-g7Qb0psesECaQzRbSyiwAm1T1UHqtbqHiMQwxjmoU6h7-G2a0E2rt

Até mais pessoal, e não deixem de acompanhar o blog porque logo mais tem post sobre Lisboa!!!!

Beijinhos, beijinhos, adeus, vá, vá, adeus!

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Desabafei (parte 1)

Oi gente,

Aqui vai uma postagem mais simples e sem fotos, mas é que ainda tenho alguns problemas pra instalar a internet em casa e, se fico a esperar que tudo se resolva não posto nunca mesmo.

Pois, aqui na terrinha as coisas vão caminhando com alguma dificuldade. O Flávio esteve aqui semana passada e foi muuuuito bom, como sempre!!! (Depois coloco umas fotinhos da nossa turistada por Lisboa afinal, mesmo como residente ainda tenho muito o que turistar aqui. A verdade é que com o tempo olhar coisas velhas fica parecendo sempre igual!) O ruim é que a hora de separar é sempre muuuuito ruim, mas depois começa a re-re-re-re-adaptação.

Como todos dizem e eu mesma sei é que é preciso ter paciência e ir se arranjando com as coisas que gosto e tudo mais. O difícil é aplicar tudo isso. Depois de tudo que aprendi sobre isso quando fui pra Viçosa, pensei que aqui não seria tanto problema afinal, seria só mais uma readaptação, mas o que percebo é que sim, há muita diferença entre mudar de estado, escola e casa e mudar da país, comida, escola, casa, cheiros, hábitos, língua e tudo mais que encontro aqui.

O engraçado é que pra todo mundo (pelo menos é o que dizem aos quetro ventos nas rodinhas de conversa) aqui é ótimo, barato (ainda não vi coisas assim absurdamente baratas, ainda mais quando você converte) e, como seria ruim se estamos na Europa!

Eu sei o quanto essa experiência será boa e blábláblá, mas por enquanto não faz muito sentido. Quer dizer, na verdade serviu pra me lembrar o quanto eu gosto de Viçosa e andava me esquecendo; o quanto gosto de goiaba; o quanto é bom ir ao mercado e saber o que tem dentro dos pacotes; o quanto o sapiens e o pvanet são super mega ultra ótimos (viu povo da UFV que reclama); o quanto fazem falta tanques e ralos em casa; o quanto é bom ter uma rotina e saber onde ir e o que fazer nas horas vagas; o quanto os brasileiros recolhem a sujeira dos seus animais (aqui é como um campo minado, nunca vi tanto cocô na rua)...

Claro que aqui existem coisas boas, mas aquilo que nos incomoda no Brasil e que temos a ilusão de que não existe cá na Europa, existe. Tem cambistas, pessoas que furam fila, que jogam lixo no chão, que jogam papel no vaso (isso são todas, é normal aqui), enfim.

Tô com pressa agora, depois posto mais coisas e desabafos, hehe.

Mas vai a foto que o Jucão me mandou da despedida. Vocês nem imaginam a falta que fazem!!!!!


segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Porto

Gente, como eu disse no outro post, a viagem ao Porto foi muito boa! 400795_10151242551663784_1378245730_n

Daqui de Lisboa tem duas opções: pegar o comboio (trem) que sai da Santa Apolônia e custa em torno de €60 ida e volta, ou um autocarro (ônibus) da rede-expressos que sai de Sete-Rios (chegue lá de comboio ou metro) e custa uns €32. O comboio é um pouco mais rápido, mas não sei se compensa. Eu fui de autocarro e foi tranquilo. Parou só em Fátima rapidinho mas nem deu pra ver nada.

O caminho é muito diferente e você acompanha a transição da cidade grande para a área mais rural de forma muito interessante. Há muitas vinhas, deu inclusive pra ver umas manchas roxas penduradas! Tem também eucalipto, pinus e milho (ou sorgo, não consegui distinguir direito).

O hostel (Myosotis) era bom também. Simples, mas atendeu bem às nossas necessidades, inclusive financeiras, afinal temos que aproveitar os baixos custos portugueses porque fiquei até assustada quando vi preço de hostel em outros países.

Dá pra comer bem com €5,00 e também se arranjar nos mercados quando houver força pra ir pra cozinha.

Nós fizemos um pacote (€20,00) que incluia aqueles ônibus turisticos abertos por dois dias, um passeio de barco pelo Rio Douro e duas provas de Vinho do Porto com uma visitinha guiada. Dica: Sempre aproveitem dias bonitos pra passeios ao ar livre!!! Aproveitamos o primeiro dia pra uma parte do passeio de ônibus e pro passeio de barco, ótima escolha, porque no domingo só choveu e ventou e ficamos com os programas fechados do tipo El Corte Inglês (não achei muita graça porque não vi coisas tãããão baratas, mas nem fui na parte de moda, então…) e o treco do vinho.

Eu achei o ônibus mega válido, deu até vontade de pegar um dia aqui em Lisboa! Ainda mais quando você tem pouco tem75783_10151242555313784_2124469661_npo no lugar, o ônibus garante que você dê uma visualizada na cidade e bata fotos! Mas tem que aproveitar que você pode descer e subir quando quiser e ver algumas coisas mais de perto, com mais cuidado e também descobrir outras, como a praia que a gente achou sem querer!

O passeio de barco foi bom também, uma coisa diferente! Só achei meio longo 384087_10151242556428784_1824122837_ndemais porque ele sai do meio do Douro vai pra um lado, volta pro outro e volta até o meio, então você passa duas vezes pelo mesmo lugar bem devagarinho… Mas valeu a vista, inclusive da ponte construída pelo Eiffel (sim, o mesmo da torre de Paris) que liga Porto à Gaia.

404037_10151242557788784_1560719268_n

A visita à cave do vinho do Porto também foi “gira”. Degustamos um vinho na entrada, aí tem a visita rapidinho onde vimos uns tonéis bem grandes, e depois tem mais uma prova. Bom, eu não entendo nada de vinho, mas dá pra sentir muuuuita diferença de um pro outro. E claro, compramos uma garrafa dos mais baratinhos porque Vinho do Porto tem de 5 a infinitos euros!

485728_10151242558708784_756044005_n302267_10151242558173784_25154907_n

Ah, lá no Porto é o esquema aqui de Lisboa, você faz um cartão de transporte diretamente na máquina por €0,50 e vai recarregando conforme precisa. Igual acontece aqui em Lisboa você tem que validar (passar) o cartão, mas não há catracas, o que torna fácil que você esqueça de o fazer, então atenção!

Eu gostei bastante da cidade e valeu muito como a primeira viagem na Europa! Eu recomendo e acho que dois dias (sempre sem considerar o tempo de viagem) dá pra curtir bem a cidade. Cheguei lá na sexta a noite e aí foi ir no mercado comprar algo pro café (o hostel não tem), curtir o namorado e dormir. Sábado e domingo deu pra aproveitar bem e, na segunda, dia de ir embora, aproveitamos pra dar uma descansada e depois correr pra ir embora.

Qualquer dúvida estou aqui à disposição!

Beijinhos, até a próxima!!!

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Enfim…

Demorei pra postar, podem puxar minha orelha! Mas foi uma correria a última semana no Brasil por causa do meu aniversário e pelas últimas coisas pra resolver da viagem. Enfim, estou em terras lusas e vou aproveitar umas coisinhas que escrevi tem alguns dias mas não postei.

“Consegui terminar minha mala, que marcou exatamente 31,9 quilos (eu podia levar 2 de 32, mas não uma de 40…)!!! Até agora me parece que não esqueci nada muuuuuuuuito essencial!

O vôo não foi nada legal, acho que porque não estou acostumada. Enjoei na decolagem e no pouso. A comida não é ruuuuuuuuuim, mas é esquisita. O ar é seco, mas seco, mas seco, a sorte que levei soro fisiológico e ficava pingando no nariz.

O aeroporto de Lisboa é enoooorme e bonito. Uma conhecida me buscou, me levou pra almoçar um salmão maravilhoso e depois me trouxe ao hostel, que é legal, apesar de ter achado o banheiro não lá essas coisas, mas o resto é muito legal. Só tem gringo, muitos e muitos e muitos, ou seja, estou me ferrando porque não falo inglês, mas vou providenciar.

Dei uma vonta cá por perto ontem, achei uma mercado pequeno e… totalmente desesperador você olhar um bocado de coisas que não sabe o que são e não achar as que vc conhece.”

Eu achei um lugar pra ficar tem uns 8 dias. É perto da Universidade, mas bem antigo, então estou me acostumando. Aqui eles têm, quer dizer, não têm umas coisas meio essenciais, como ralo no banheiro (tem a banheira onde tem ralo, mas fora dela não) e então eles não lavam o banheiro, passam paninhos (!!!); tanque de lavar roupa; lustra móveis daqueles com cheirinho gostoso; enfim, coisas comuns no Brasil.

No mercado vendem coisas em embalagens enormes, tipo 4L de amaciante, 4-5Kg de sabão em pó, 750-1000mL de shampoo, mas dá pra achar menor.

Eu já fui até Porto encontrar o Flávio (Coração vermelho), mas isso é outro post!

Depois escrevo mais gente e posto fotinhos!

 

Beijinhos!