Oi gente!
Hoje vou falar sobre um assunto que arrepia muita gente: o visto! Na verdade vou dar umas dicas, porque é o tipo de coisa que não tem um padrão definido.
Cada país possui suas regras, para alguns o visto não é necessário quando você fica menos de 3 meses ou então você tira quando chega ao país, já para outros o visto é sempre necessário. Então o primeiro passo é procurar as exigências do seu país de destino.
É importante lembrar que, sendo necessário o visto, você precisa saber onde deve fazer o pedido. Aí sim é uma confusão. Cada consulado, inclusive os do mesmo país, tem suas exigências e forma de funcionamento. Em alguns você agenda pelo site (que foi o meu caso), outros você manda os documentos e eles te ligam, e tem aqueles que distribuem senhas e você nunca sabe se será ou não atendido…
Mas como saber onde vou fazer? Em primeiro lugar é bom esclarecer que residência é onde você passa a maior parte do ano. Por exemplo, eu moro em Minas porque fico quase o ano todo na faculdade, em São Paulo é por um pequeno período, então dei entrada no visto em Belo Horizonte. Mas nem todos os estados têm consulado e, em alguns casos, você tem que ir para outro estado que atenda o seu.
Mais uma vez eu dei muuuuuuita sorte. Fiz o agendamento no site, o pessoal do consulado (Flávio!) respondia todas as dúvidas rapidinho e com a maior educação. O acesso lá é fácil e, o melhor de tudo, por ser bolsista do CsF não paguei nadinha!!! Além disso o meu visto saiu em uns 15 dias, mas teve gente que teve mais sorte ainda e conseguiu com menos tempo (ainda não descobri que ordem é essa que eles seguem).
Só pra exemplificar, meu namorado vai pra Espanha mas em MG não tem consulado espanhol que emita visto, então ele teve que ir pro Rio de Janeiro, onde eles distribuem pouquíssimas senhas por dia (teve uma vez que ele chegou 5 e pouco da manhã e já não tinha mais senha…), não respondem e-mail direito, e o visto demorou mais que o meu (se bem que deu um problema no site deles que não estava atualizando os status…).
Pra tranquilizar os mais desesperados não é nada do além. Nem entrevista fizeram comigo. Acho que no caso de estudo, como temos a carta de aceite da universidade de destino, a carta de benefícios do CNPq provando a existência da bolsa e etc, nem exite chance de negarem.
No mais é isso, pegar o visto dá o maior frio na barriga, uma sensação de: “Sim, agora posso ir”! Boa sorte pra vocês e qualquer dúvida é só dar um grito!

0 comentários:
Postar um comentário