quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Visto

Oi gente!

Hoje vou falar sobre um assunto que arrepia muita gente: o visto! Na verdade vou dar umas dicas, porque é o tipo de coisa que não tem um padrão definido.

Cada país possui suas regras, para alguns o visto não é necessário quando você fica menos de 3 meses ou então você tira quando chega ao país, já para outros o visto é sempre necessário. Então o primeiro passo é procurar as exigências do seu país de destino.

É importante lembrar que, sendo necessário o visto, você precisa saber onde deve fazer o pedido. Aí sim é uma confusão. Cada consulado, inclusive os do mesmo país, tem suas exigências e forma de funcionamento. Em alguns você agenda pelo site (que foi o meu caso), outros você manda os documentos e eles te ligam, e tem aqueles que distribuem senhas e você nunca sabe se será ou não atendido…

Mas como saber onde vou fazer? Em primeiro lugar é bom esclarecer que residência é onde você passa a maior parte do ano. Por exemplo, eu moro em Minas porque fico quase o ano todo na faculdade, em São Paulo é por um pequeno período, então dei entrada no visto em Belo Horizonte. Mas nem todos os estados têm consulado e, em alguns casos, você tem que ir para outro estado que atenda o seu.

Mais uma vez eu dei muuuuuuita sorte. Fiz o agendamento no site, o pessoal do consulado (Flávio!) respondia todas as dúvidas rapidinho e com a maior educação. O acesso lá é fácil e, o melhor de tudo, por ser bolsista do CsF não paguei nadinha!!! Além disso o meu visto saiu em uns 15 dias, mas teve gente que teve mais sorte ainda e conseguiu com menos tempo (ainda não descobri que ordem é essa que eles seguem).

Só pra exemplificar, meu namorado vai pra Espanha mas em MG não tem consulado espanhol que emita visto, então ele teve que ir pro Rio de Janeiro, onde eles distribuem pouquíssimas senhas por dia (teve uma vez que ele chegou 5 e pouco da manhã e já não tinha mais senha…), não respondem e-mail direito, e o visto demorou mais que o meu (se bem que deu um problema no site deles que não estava atualizando os status…).

Pra tranquilizar os mais desesperados não é nada do além. Nem entrevista fizeram comigo. Acho que no caso de estudo, como temos a carta de aceite da universidade de destino, a carta de benefícios do CNPq provando a existência da bolsa e etc, nem exite chance de negarem.

No mais é isso, pegar o visto dá o maior frio na barriga, uma sensação de: “Sim, agora posso ir”! Boa sorte pra vocês e qualquer dúvida é só dar um grito!

terça-feira, 28 de agosto de 2012

O Ciência sem Fronteiras (CsF)

logo-vetorizada_portugues

No último post eu falei sobre o passaporte que eu tirei antes mesmo do resultado. Hoje vou falar sobre o programa em si!

O Ciência sem Fronteiras é um programa financiado pelo CNPq, que oferece bolsas de intercâmbio (inclusive pra mestrado, doutorado e pós-doc) para diversos países, de acordo com as áreas prioritárias.

O programa paga passagem, seguro-viagem, taxa de bancada (compra de notebook e material didático), auxílio instalação (para os gastos iniciais na chegada como pagamento adiantado de aluguel e outras coisas que você precise comprar) e a mensalidade que cobre os nossos gastos com moradia, alimentação e etc. No meu caso, vou ficar um ano, mas tem gente que fica menos tempo.

Mas nem tudo é essa maravilha… O começo foi uma completa bagunça, começando pelo atraso na divulgação dos resultados e a falta de informações. Tinha o facebook pra ajudar (ou não) porque também cada um falava uma coisa e, bom, sempre tem um povo louco que fala coisas sem pé nem cabeça, mas foi o que deu um help.

Resumindo, a minha universidade aqui do Brasil, a UFV, fez a homologação, que nada mais é que uma pré-seleção. Cada universidade tem os seus critérios, na UFV foram eliminados os que tinha coeficiente menor que 70 e mais de 3 reprovações. Depois disso, no caso de Portugal, mandaram um e-mail com um link que a gente colocava, em ordem de preferência, as opções de faculdade. No meu caso eu tinha 6 opções pra colocar num ranking de 6, então não precisei deixar nenhuma de fora.

Depois dos adiamentos e com a ansiedade a mil, saiu o resultado final!!! Maior alegria e início de uma chuva de coisas pra fazer que, até agora, 1 mês e meio depois do resultado, não param de surgir. Mas como eu falo quase todos os dias pra minha mãe: “Cada dia é dia de resolver uma coisa”.

O site do programa é esse. Lá vocês encontram mais informações sobre o programa, novos editais, países de destino, etc. Vale lembrar que tem muuuuita vaga e não custa nada tentar (isso mesmo, não paga nem a inscrição). Boa sorte pra todos e até o próximo post.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Passaporte

15_mhg_passaporte
Gente, hoje vou falar sobre o passaporte, que é por onde todo mundo deve começar mesmo antes da aprovação no programa.
 
Se você pretende fazer intercâmbio, independente do país, do período de viagem, do programa e tudo mais, compensa dar entrada no passaporte o quanto antes pois ele tem validade de 5 anos e será exigido nas próximas etapas da viagem (visto, matrícula na universidade de destino, imigração, etc.).
 
Pra mim foi muito tranquilo. Os documentos você encontra aqui. Eu fiz o agendamento na unidade de São Caetano e lá eles não aceitaram o comprovante de votação, precisava da declaração da Justiça Eleitoral, mas é só imprimir no site , que está com problema hoje, mas depois passo o link pra vocês!
Não esqueçam de pagar a GRU (Guia de Recolhimento da União), que é R$156,07.
 
Quando eu fiz foi rapidinho, cheguei um pouco mais cedo e na hora marcada eu já tinha até saído de lá. O prazo para e emissão do passaporte é de 6 dias úteis e você tem 90 dias para buscar.
É isso gente, até a próxima!

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Carol sem Fronteiras

Oi,

Meu nome é Carolina, sou estudante de Agronomia na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e, dentro de alguns dias embarco em minha primeira viagem internacional. O destino? Lisboa, Portugal!!!

Fui selecionada pelo programa Ciência sem Fronteiras pelo edital que se inicia agora em setembro de 2012 com duração de um ano (9 meses de disciplina e 3 de estágio).

Esse blog foi criado pra que eu possa dividir minhas experiências com os amigos, família e também com quem vai viajar pelos próximos editais!

Fiquem à vontade!!!
Até mais!