segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Créditos!

Post especial pra agradecer todo mundo que visita o blog! Críticas, dúvidas e sugestões sempre podem ser colocadas nos comentários.

Quero dar os créditos especialmente pra Gabriela, do blog Maior Mania (http://maiormania.blogspot.com.br/), pela ajuda com a idéia, por me guiar na hora de fazer o blog e por todo o incentivo que me deu pra começar a continuar a postar, vlw Bi!!! Estou morrendo de saudade de você e das suas palhaçadas!

OgAAAE3P75tkjyx3Ejm34kJkWxAkhlrJ1-wNitzSR44PKUb0z7K4e6xx07ubtuDgJavUIB-g7Qb0psesECaQzRbSyiwAm1T1UHqtbqHiMQwxjmoU6h7-G2a0E2rt

Até mais pessoal, e não deixem de acompanhar o blog porque logo mais tem post sobre Lisboa!!!!

Beijinhos, beijinhos, adeus, vá, vá, adeus!

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Desabafei (parte 1)

Oi gente,

Aqui vai uma postagem mais simples e sem fotos, mas é que ainda tenho alguns problemas pra instalar a internet em casa e, se fico a esperar que tudo se resolva não posto nunca mesmo.

Pois, aqui na terrinha as coisas vão caminhando com alguma dificuldade. O Flávio esteve aqui semana passada e foi muuuuito bom, como sempre!!! (Depois coloco umas fotinhos da nossa turistada por Lisboa afinal, mesmo como residente ainda tenho muito o que turistar aqui. A verdade é que com o tempo olhar coisas velhas fica parecendo sempre igual!) O ruim é que a hora de separar é sempre muuuuito ruim, mas depois começa a re-re-re-re-adaptação.

Como todos dizem e eu mesma sei é que é preciso ter paciência e ir se arranjando com as coisas que gosto e tudo mais. O difícil é aplicar tudo isso. Depois de tudo que aprendi sobre isso quando fui pra Viçosa, pensei que aqui não seria tanto problema afinal, seria só mais uma readaptação, mas o que percebo é que sim, há muita diferença entre mudar de estado, escola e casa e mudar da país, comida, escola, casa, cheiros, hábitos, língua e tudo mais que encontro aqui.

O engraçado é que pra todo mundo (pelo menos é o que dizem aos quetro ventos nas rodinhas de conversa) aqui é ótimo, barato (ainda não vi coisas assim absurdamente baratas, ainda mais quando você converte) e, como seria ruim se estamos na Europa!

Eu sei o quanto essa experiência será boa e blábláblá, mas por enquanto não faz muito sentido. Quer dizer, na verdade serviu pra me lembrar o quanto eu gosto de Viçosa e andava me esquecendo; o quanto gosto de goiaba; o quanto é bom ir ao mercado e saber o que tem dentro dos pacotes; o quanto o sapiens e o pvanet são super mega ultra ótimos (viu povo da UFV que reclama); o quanto fazem falta tanques e ralos em casa; o quanto é bom ter uma rotina e saber onde ir e o que fazer nas horas vagas; o quanto os brasileiros recolhem a sujeira dos seus animais (aqui é como um campo minado, nunca vi tanto cocô na rua)...

Claro que aqui existem coisas boas, mas aquilo que nos incomoda no Brasil e que temos a ilusão de que não existe cá na Europa, existe. Tem cambistas, pessoas que furam fila, que jogam lixo no chão, que jogam papel no vaso (isso são todas, é normal aqui), enfim.

Tô com pressa agora, depois posto mais coisas e desabafos, hehe.

Mas vai a foto que o Jucão me mandou da despedida. Vocês nem imaginam a falta que fazem!!!!!


segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Porto

Gente, como eu disse no outro post, a viagem ao Porto foi muito boa! 400795_10151242551663784_1378245730_n

Daqui de Lisboa tem duas opções: pegar o comboio (trem) que sai da Santa Apolônia e custa em torno de €60 ida e volta, ou um autocarro (ônibus) da rede-expressos que sai de Sete-Rios (chegue lá de comboio ou metro) e custa uns €32. O comboio é um pouco mais rápido, mas não sei se compensa. Eu fui de autocarro e foi tranquilo. Parou só em Fátima rapidinho mas nem deu pra ver nada.

O caminho é muito diferente e você acompanha a transição da cidade grande para a área mais rural de forma muito interessante. Há muitas vinhas, deu inclusive pra ver umas manchas roxas penduradas! Tem também eucalipto, pinus e milho (ou sorgo, não consegui distinguir direito).

O hostel (Myosotis) era bom também. Simples, mas atendeu bem às nossas necessidades, inclusive financeiras, afinal temos que aproveitar os baixos custos portugueses porque fiquei até assustada quando vi preço de hostel em outros países.

Dá pra comer bem com €5,00 e também se arranjar nos mercados quando houver força pra ir pra cozinha.

Nós fizemos um pacote (€20,00) que incluia aqueles ônibus turisticos abertos por dois dias, um passeio de barco pelo Rio Douro e duas provas de Vinho do Porto com uma visitinha guiada. Dica: Sempre aproveitem dias bonitos pra passeios ao ar livre!!! Aproveitamos o primeiro dia pra uma parte do passeio de ônibus e pro passeio de barco, ótima escolha, porque no domingo só choveu e ventou e ficamos com os programas fechados do tipo El Corte Inglês (não achei muita graça porque não vi coisas tãããão baratas, mas nem fui na parte de moda, então…) e o treco do vinho.

Eu achei o ônibus mega válido, deu até vontade de pegar um dia aqui em Lisboa! Ainda mais quando você tem pouco tem75783_10151242555313784_2124469661_npo no lugar, o ônibus garante que você dê uma visualizada na cidade e bata fotos! Mas tem que aproveitar que você pode descer e subir quando quiser e ver algumas coisas mais de perto, com mais cuidado e também descobrir outras, como a praia que a gente achou sem querer!

O passeio de barco foi bom também, uma coisa diferente! Só achei meio longo 384087_10151242556428784_1824122837_ndemais porque ele sai do meio do Douro vai pra um lado, volta pro outro e volta até o meio, então você passa duas vezes pelo mesmo lugar bem devagarinho… Mas valeu a vista, inclusive da ponte construída pelo Eiffel (sim, o mesmo da torre de Paris) que liga Porto à Gaia.

404037_10151242557788784_1560719268_n

A visita à cave do vinho do Porto também foi “gira”. Degustamos um vinho na entrada, aí tem a visita rapidinho onde vimos uns tonéis bem grandes, e depois tem mais uma prova. Bom, eu não entendo nada de vinho, mas dá pra sentir muuuuita diferença de um pro outro. E claro, compramos uma garrafa dos mais baratinhos porque Vinho do Porto tem de 5 a infinitos euros!

485728_10151242558708784_756044005_n302267_10151242558173784_25154907_n

Ah, lá no Porto é o esquema aqui de Lisboa, você faz um cartão de transporte diretamente na máquina por €0,50 e vai recarregando conforme precisa. Igual acontece aqui em Lisboa você tem que validar (passar) o cartão, mas não há catracas, o que torna fácil que você esqueça de o fazer, então atenção!

Eu gostei bastante da cidade e valeu muito como a primeira viagem na Europa! Eu recomendo e acho que dois dias (sempre sem considerar o tempo de viagem) dá pra curtir bem a cidade. Cheguei lá na sexta a noite e aí foi ir no mercado comprar algo pro café (o hostel não tem), curtir o namorado e dormir. Sábado e domingo deu pra aproveitar bem e, na segunda, dia de ir embora, aproveitamos pra dar uma descansada e depois correr pra ir embora.

Qualquer dúvida estou aqui à disposição!

Beijinhos, até a próxima!!!