Gente, como eu disse no outro post, a viagem ao Porto foi muito boa!
Daqui de Lisboa tem duas opções: pegar o comboio (trem) que sai da Santa Apolônia e custa em torno de €60 ida e volta, ou um autocarro (ônibus) da rede-expressos que sai de Sete-Rios (chegue lá de comboio ou metro) e custa uns €32. O comboio é um pouco mais rápido, mas não sei se compensa. Eu fui de autocarro e foi tranquilo. Parou só em Fátima rapidinho mas nem deu pra ver nada.
O caminho é muito diferente e você acompanha a transição da cidade grande para a área mais rural de forma muito interessante. Há muitas vinhas, deu inclusive pra ver umas manchas roxas penduradas! Tem também eucalipto, pinus e milho (ou sorgo, não consegui distinguir direito).
O hostel (Myosotis) era bom também. Simples, mas atendeu bem às nossas necessidades, inclusive financeiras, afinal temos que aproveitar os baixos custos portugueses porque fiquei até assustada quando vi preço de hostel em outros países.
Dá pra comer bem com €5,00 e também se arranjar nos mercados quando houver força pra ir pra cozinha.
Nós fizemos um pacote (€20,00) que incluia aqueles ônibus turisticos abertos por dois dias, um passeio de barco pelo Rio Douro e duas provas de Vinho do Porto com uma visitinha guiada. Dica: Sempre aproveitem dias bonitos pra passeios ao ar livre!!! Aproveitamos o primeiro dia pra uma parte do passeio de ônibus e pro passeio de barco, ótima escolha, porque no domingo só choveu e ventou e ficamos com os programas fechados do tipo El Corte Inglês (não achei muita graça porque não vi coisas tãããão baratas, mas nem fui na parte de moda, então…) e o treco do vinho.
Eu achei o ônibus mega válido, deu até vontade de pegar um dia aqui em Lisboa! Ainda mais quando você tem pouco tempo no lugar, o ônibus garante que você dê uma visualizada na cidade e bata fotos! Mas tem que aproveitar que você pode descer e subir quando quiser e ver algumas coisas mais de perto, com mais cuidado e também descobrir outras, como a praia que a gente achou sem querer!
O passeio de barco foi bom também, uma coisa diferente! Só achei meio longo demais porque ele sai do meio do Douro vai pra um lado, volta pro outro e volta até o meio, então você passa duas vezes pelo mesmo lugar bem devagarinho… Mas valeu a vista, inclusive da ponte construída pelo Eiffel (sim, o mesmo da torre de Paris) que liga Porto à Gaia.
A visita à cave do vinho do Porto também foi “gira”. Degustamos um vinho na entrada, aí tem a visita rapidinho onde vimos uns tonéis bem grandes, e depois tem mais uma prova. Bom, eu não entendo nada de vinho, mas dá pra sentir muuuuita diferença de um pro outro. E claro, compramos uma garrafa dos mais baratinhos porque Vinho do Porto tem de 5 a infinitos euros!
Ah, lá no Porto é o esquema aqui de Lisboa, você faz um cartão de transporte diretamente na máquina por €0,50 e vai recarregando conforme precisa. Igual acontece aqui em Lisboa você tem que validar (passar) o cartão, mas não há catracas, o que torna fácil que você esqueça de o fazer, então atenção!
Eu gostei bastante da cidade e valeu muito como a primeira viagem na Europa! Eu recomendo e acho que dois dias (sempre sem considerar o tempo de viagem) dá pra curtir bem a cidade. Cheguei lá na sexta a noite e aí foi ir no mercado comprar algo pro café (o hostel não tem), curtir o namorado e dormir. Sábado e domingo deu pra aproveitar bem e, na segunda, dia de ir embora, aproveitamos pra dar uma descansada e depois correr pra ir embora.
Qualquer dúvida estou aqui à disposição!
Beijinhos, até a próxima!!!

Linda!
ResponderExcluirGostei dos relatos da viagem, muito fiéis.
Te amo!
Beijos.
Flávio Campos
ah, gostei muito de compartilhar suas viagens assim...vejo vc falando do mesmo jeitinho que escreve!rs
ResponderExcluirqueria poder ir te visitar!!hihihi, malandra eu ;)
beijo Cah.
Deh.